quinta-feira, março 30, 2006

Os mal-amados - Beto

Hoje vou falar sobre o Beto. O Beto é o novo Amaral, apenas com uma diferença: enquanto o primeiro é assobiado, o segundo era aplaudido.
Jogador de grande abnegação, com uma presença física sempre incómoda para os adversários e uma força mental inesgotável, denota algumas deficiências técnicas as quais não comprometem a sua função em campo. Julgo até que Beto é superior ao Amaral pois leva vantagem no capítulo do remate e consequentemente na finalização. No entanto, ao contrário de Amaral, nunca caiu no goto dos adeptos. E nunca há-de cair pois se fosse um jogador propício ao aplauso da exigente plateia da Luz o golo que marcou ao Manchester United teria entrado sem tocar no jogador adversário. Assim, tendo a bola tocado no adversário, existirá sempre motivo para o assobiar quando jogar menos bem, já que o golo que marcou não é do seu total mérito e não o tornará imune aos assobios - Robert quando marcou o golo ao FC Porto ganhou capital de simpatia suficiente para meia dúzia de partidas sem jogar nada, situação que os adeptos benfiquistas do Norte já se aperceberam e a qual não lhe perdoam.
A questão essencial é que o Beto é um jogador incontornável no Benfica precisamente por causa do assobio fácil de que é alvo. Passo a explicar. Ter o Beto na equipa significa que todos os outros jogadores podem fazer o seu jogo sem grande pressão psicológica dado que os seus erros nunca serão assobiados pois estes estão sempre guardados para Beto: qualquer passe mal feito deste será sempre assobiado mesmo que o colega a quem se dirigia não tenha feito o máximo para captar a bola, mas só ao fim de sete ou oito recuperações de bola é que terá direito ao aplauso, embora contido.
A importância do Beto mede-se também pelo que aconteceu no jogo com o Barcelona. Após ter feito um grande jogo nessa noite, ninguém da crítica se lhe referiu em termos elogiosos, apenas Koeman o fez com toda a justiça. Na zona mista, após o fim da partida, declarou o seguinte:
- Como é apanágio do Benfica vamos a Barcelona para ganhar!
Se um jogador que está no Benfica à meia dúzia de meses, ainda por cima mal-amado e constantemente assobiado, tem o descaramento para produzir semelhante afirmação, tem que ser um grande jogador pois tem "alma até Almeida"...

5 Comments:

Blogger Andre Bradford said...

Ora seja, então, muito bem vindo. Ainda por cima com um blog imparcial, bem documentado e de quem percebe da coisa.
Concordo em absoluto com a análise feita sobre o Beto. Só com um acrescento: os comentadores já o mataram cinquenta vezes. Digamos que é uma espécie de Padre Duarte Melo do Benfica.

8:43 da tarde  
Blogger Pedro Arruda said...

Grande Litos
bem vindo, grande blogue, grande benfica

André
:lol: :lol: :lol:
que é como quem diz ainda não parei de rir com a tua última frase neste comentário, eh eh

9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus amigos André e Pedro:
já estão kitados?

11:44 da tarde  
Blogger Papo-seco said...

:)

"vamos a eles" sejam quem forem e estejam onde estiverem é sempre para ganhar

1:48 da tarde  
Blogger Litos said...

papo-seco: depois dos ingleses vamos kitar os espanhóis...
eheheh

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home